Nunca compreendi muito bem o conceito de morte. Sei que todos nascem e morrem e que essa Ă© a Ășnica certeza da vida. A questĂŁo Ă© a forma com que isso acontece. Pessoas morrem todos os dias, em todo o mundo, questĂŁo de segundos. Em jornais, manchetes de assassinatos se espalham diante de pĂĄginas diversas. Na rĂĄdio, se escuta a mais nova vĂtima. Na televisĂŁo, estĂŁo grĂĄficos do nĂșmero de mortos do dia, do mĂȘs ou do ano. NĂșmeros e mais nĂșmeros. Ă assim que sĂŁo lembradas algumas pessoas. Quando uma pessoa morre por estar em uma idade avançada, ou por uma doença. Por mais doloroso que seja, jĂĄ estamos preparados para o pior. O sentido de se envelhecer, Ă© saber que de brinde vem dificuldades, e possivelmente, a morte. O sentido de uma doença grave, Ă© lutar para sobreviver mais um dia que for, e nĂŁo o de se curar. Mas e quando Ă© tirada a vida de alguĂ©m? NinguĂ©m espera por isso. Uma pessoa estĂĄ voltando da escola ou trabalho, e um carro em alta velocidade, sem ter tempo de frear, a atropela. E ela morre. NĂŁo foi apenas uma vida tirada, foi anos de luta por essa vida. Foi deixado uma famĂlia ou amigos em prantos. E o pior de nĂŁo se esperar uma morte, Ă© viver se perguntando: âO que eu poderia ter feito para evitar?â. Semana passada um amigo meu faleceu. E o curioso, foi o jeito com que isso aconteceu. Ele estava em uma festa com seus amigos, em um final de semana como outro qualquer, mas que nĂŁo terminaria da mesma forma, infelizmente. Havia amigos com ele, amigos que eu conhecia hĂĄ anos, tal como tambĂ©m o conhecia a muito tempo. Assim que a festa terminou, todos voltavam juntos, quando ele parou e disse âPodem ir, eu vou voltar para conversar com aquela garota que estava na festaâ. NinguĂ©m disse nada, afinal, o que tinha demais nisso? O problema Ă© que ele nĂŁo voltou. NĂŁo se sabe ao certo o que de fato aconteceu. Alguns dizem que ao voltar com a garota, ele foi parado por um assaltante, mas por nĂŁo ter nada de valor, levou um tiro a queima roupa no rosto. Outros dizem que foi por ciĂșmes de algum ex namorado. A verdade Ă© que nĂŁo importa, pois agora ele estĂĄ morto. E nĂŁo se encontrou um culpado. Basicamente ele voltou para morrer. Ao pensar nisso, imagino como me sentiria se estivesse naquele dia, naquele mesmo momento. Sem dĂșvidas eu me perguntaria: âE se tivesse falado que era bobeira e que ele deveria voltar com todos? Teria feito alguma diferença?â. Antigamente, quando alguĂ©m dizia que era assim que deveria ser, que uma pessoa morre porque foi chegada a hora dela, eu usava isso como conforto. Porque Ă© mais fĂĄcil acreditar em algo que possa te confortar do que enfrentar uma dor que te enlouqueça. PorĂ©m ao pensar melhor hoje em dia, nĂŁo enxergo dessa maneira. Um segundo pode nĂŁo significar nada, mas Ă© capaz de mudar futuros e reconstruir vidas. Por mais que possamos nos culpar por nĂŁo termos tomado certas atitudes em momentos que poderia ter sido essencial, nada vai mudar o acontecido. Devemos apenas aceitar e seguir em frente. Com uma dor no coração e lembranças que jamais serĂŁo esquecidas ou apagadas. A morte faz e vai continuar fazendo parte de nĂłs. NĂŁo importa quantas vezes vamos ter de enfrentar ela, e sim, quantas vezes vamos superar a perda de alguĂ©m. A parte mais difĂcil de perder alguĂ©m que se ama, Ă© cair a ficha de que nĂŁo vai ter como essa pessoa voltar. De vez em quando, vamos acreditar que isso nĂŁo aconteceu, que foi apenas um sonho ruim, e que ela vai aparecer para nĂłs como se nada tivesse acontecido e vamos abraça-la e fazer valer a pena. Mas nĂŁo Ă© assim que acontece, por mais que queremos isso. Depois que a vida de alguĂ©m termina, a Ășnica alternativa Ă© aceitar que a nossa continua. Outro dia pensei, que a gente sĂł perde alguĂ©m especial para nos lembrarmos que existem pessoas incrĂveis a quem nĂŁo damos valor. E que podemos reverter isso enquanto hĂĄ tempo, antes que seja tarde demais. Apesar de nĂŁo compreender a morte, e de ter a certeza que ela sempre vai existir. Acredito na vida apĂłs a morte. Porque podem levar o corpo de uma pessoa, a alma dela e tirar a chance de ela continuar. Mas nunca, jamais, tiraram as lembranças e o amor que ela deixou. Aprendi que as pessoas morrem no mundo lĂĄ fora, mas vivem dentro de nĂłs.
—
Allax Garcia.





















